quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brincadeiras para pais e filhos

 
1. Caça ao tesouro
Em uma área, como o quintal de casa ou um parque, esconda um prêmio bem legal para a criançada (balas, brinquedos, bombons). Depois, espalhe bilhetinhos com charadas que, quando solucionadas, indicarão onde estará a próxima pista. Após cerca de dez adivinhações, o bilhete final levará a criança até o grande tesouro escondido! Esta atividade ao ar livre é diversão na certa e estimula a imaginação, o raciocínio e a agilidade dos pequenos. Se o tempo fechar ou o espaço ao ar livre não estiver disponível, é possível adaptar a brincadeira na sala, cozinha e quartos de casa. É só usar a imaginação!
 
2. Mamãe posso ir
Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo: - “Mamãe, posso ir?” - pergunta o jogador. - “Pode” - a ‘mamãe’ responde. - “Quantos passos?” - pergunta o jogador. A ‘mamãe’ escolhe o número e o tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo: - “Dois, de passarinho”. O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe. Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás.
 
3. Amarelinha
Pais e filhos vão se divertir muito brincando de amarelinha! Mesmo antiga, a brincadeira ainda é excelente para desenvolver nas crianças noções de respeito às regras e paciência para aguardar a vez. Para brincar, basta giz para desenhar o caminho de um a 10, pedrinha e energia de sobra para pular com um pé só!
 
4. Massinha de modelar
Não só as crianças, mas toda a família vai se divertir muito brincando de modelar figuras com massinha! Caso não tenha a versão industrializada em casa, faça a sua própria com quatro copos de farinha de trigo, um copo e meio de água, um copo de sal e corante alimentício da cor de sua preferência. Após misturar tudo até ficar com a consistência de massa de pão, a brincadeira pode começar! Além de divertida, a atividade estimula a criatividade, concentração e motricidade da criança.
 
5. Boliche
Jogos como o boliche ajudam a estimular o respeito às regras, o espírito de competitividade e a percepção espacial dos seus filhos. Caso não tenha o conjunto de pinos e bolas de plástico em casa, faça a brincadeira com garrafas PET. Não se esqueça de colocar dentro dos vasilhames algumas pedrinhas coloridas ou um pouco de areia para estabilizar!
 
6. Salão de beleza
As meninas irão adorar brincar pra valer com todo um arsenal de sombras coloridas, batons vibrantes, esmaltes fluorescentes e, claro, muito glitter! Transforme a sala de casa em um salão de beleza e prepare a lista de “serviços” oferecidos. Vale fazer a vez de maquiadora e cabeleireira, criando um look completo até o último fio de cabelo! Para aproveitar a atividade e ensinar algumas regras de como lidar com o dinheiro, vale usar notas de brinquedo e estipular preços para cada coisa: maquiagem, unhas ou penteado. Quando todas as mocinhas – mãe inclusa – estiverem prontas, finalize a brincadeira com uma sessão de fotos para guardar a lembrança deste momento entre mães e filhas.
 
7. Mímica
Um clássico de momentos em família, brincar de mímica ajuda a integrar pais e filhos, além de exercitar a criatividade e a expressão corporal dos pequenos. A atividade pode ser adaptada para todas as idades: os menores vão adorar imitar animais sem produzir nenhum som, enquanto os que já beiram a adolescência irão se divertir tentando adivinhar títulos de filmes com apenas alguns gestos. Para dar gargalhadas na posteridade, vale filmar este momento de descontração!
 
8. Elefantinho colorido
Para esta brincadeira ser mais divertida, é preciso ter espaço disponível para correr e uma variedade de objetos de todas as cores possíveis. A cada rodada, um participante é o “elefantinho”. O líder da vez olha à sua volta, escolhe uma cor - quanto mais difícil de encontrar, melhor – e diz: “elefantinho colorido!”. As outras crianças respondem: “que cor?”. Ele fala a cor e todos correm para tocar em algo daquele tom antes que o “elefantinho” consiga capturá-los. O primeiro a ser alcançado pelo líder da vez será o próximo “elefantinho colorido”.
 
9. Aniversário das bonecas
Qual criança não gosta de cantar “parabéns” e se deliciar com algumas guloseimas? Uma brincadeira que deverá ocupar toda uma tarde de feriado ou final de semana é preparar uma festa de aniversário para a boneca ou boneco preferido do seu filho, sobrinho, afilhado e afins. A brincadeira começa já na preparação, que pode incluir encher bolas, fazer cartazes com desenhos dos personagens favoritos do “aniversariante” e decorar alguns chapeuzinhos festivos. A partir daí, vale pôr as mãozinhas na massa e preparar brigadeiros, enfeitar um bolinho de aniversário e embalar algumas balinhas em papel colorido. Depois, basta reunir os convidados, que podem ser amiguinhos e vizinhos das crianças ou todo o arsenal de brinquedos da criançada e cantar “parabéns”!
 
10. Pedra, papel e tesoura
Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos). Para definir o vencedor segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra. Esta brincadeira também se chama: Joquempô, jo-quem-pô.
 
11. Fui à lua e levei...
Brincadeira perfeita para crianças maiores e que não requer um espaço especialmente preparado, a “Fui à Lua e Levei...” irá testar a capacidade de dedução e astúcia dos filhotes! Para brincar, sentem-se em círculo e escolham um líder da vez. Fica a cargo dele escolher a regra da rodada e escrevê-la em um papel, que deve ser dobrado e posto no centro da roda. A partir daí, a criança que estiver do seu lado esquerdo começa com “fui à lua e levei ...” e completa com o nome de algo que levaria em uma viagem espacial – pode ser desde malas e brinquedos, até o cachorrinho de estimação. Se o objeto escolhido for coerente com a regra inventada pelo líder (que pode ser, por exemplo, “só objetos eletrônicos”, “apenas coisas cujos nomes comecem com ‘m’” ou “só seres vivos”), a criança é avisada que “pode levar” o que escolheu. Se o objeto não se enquadrar na regra, receberá como resposta um sonoro “não pode levar”. A brincadeira segue em rodadas, um após o outro tentando “levar” coisas para a viagem à lua e termina quando alguém descobrir o padrão da regra do que pode ser levado ou não no foguete. Vale separar alguns prêmios para os mais espertos que descobrirem as regras.
 
12. Detetive
Recorte pedaços de papel em tamanhos iguais de acordo com o número de jogadores. Em um deles escreva a palavra ‘detetive’ e em outro, ‘assassino’. Os jogadores sentam em círculo, de modo que todos consigam ver uns aos outros, e distribuem os papéis dobrados entre si. Os participantes que tirarem os papéis em branco serão as vítimas. Discretamente, o assassino deve observar as vítimas e piscar para cada uma delas. O alvo da piscadela deve esperar alguns segundos e dizer: ‘Morri’. Quem for o detetive deve ficar atento para tentar descobrir quem é o assassino, evitando que muitas vítimas “morram”. Assim que acreditar que sabe quem é, ele deve dizer o nome da pessoa. Se errar, está fora do jogo. O assassino, por sua vez, deve tomar cuidado para não piscar para o detetive ou acabará preso. Quando o assassino for desvendado ou o detetive eliminado, os papéis são redistribuídos e o jogo recomeça. Dica: crie novos personagens, especificados nos papéis. 
 
13. Cante a música
Brincadeira que funciona até dentro do carro, em viagens longas ou horas de trânsito, a “Cante a Música” funciona assim: uma pessoa sugere uma palavra e a primeira criança que cantar uma música que contenha a palavra chave em seus versos, é a vencedora da vez!
 
14. Continue a história
Perfeito para entreter crianças que gostam de escrever e exercitar a imaginação, para brincar de “Continue a História”, só será preciso algumas canetas e folhas de papel. Sentados à mesa, os participantes recebem uma folha de papel de uma caneta. Um juiz da prova terá a missão de tocar uma sineta a cada 30 segundos. A brincadeira começa com cada um começando uma história em sua própria folha de papel. Pode ser um “Era uma vez...” ou algo mais elaborado. Após 30 segundos, o juiz emite um aviso sonoro que interrompe a escrita! Cada participante deverá passar sua folha para a direita e escrever uma nova frase na folha do participante à esquerda, que lhe foi entregue. Mais 30 segundos, mais um aviso sonoro interrompe a brincadeira e faz com que as folhas sejam passadas novamente para a direita. A atividade termina quando as folhas estiverem completas. A graça da brincadeira é ir completando as histórias sem que dê tempo de ler a última frase escrita no papel, para que a narrativa fique bem surreal, como as crianças gostam! Depois, é só ler em voz alta e se divertir com as histórias inusitadas.
 
15. Jogo da memória
Existem várias maneiras de brincar com este jogo que desafia a cuca. Compre cartas de jogo da memória – elas são facilmente encontradas em bancas de jornal e livrarias e até mesmo atrás de caixas de biscoito, cereais e gelatinas – ou então as desenvolva você mesmo. Em uma cartolina faça cartas do mesmo tamanho em uma quantidade par. Recorte imagens de revistas ou jornais velhos, elas não precisam ser necessariamente iguais para formar os pares: duas mulheres, dois gatos, dois homens, por exemplo; duas bolas ou dois quadrados; ou objetos que se complementem – um lápis e um caderno, uma vasilha de água e um cachorro, por exemplo. Distribua as cartas sobre a mesa com os desenhos virados para baixo. Alternadamente os jogadores deverão abrir duas cartas. Se elas formarem um par, são retiradas do jogo e valem um ponto para o participante, caso contrário elas são viradas novamente e podem ser reviradas em outra jogada. Cada vez que um participante acerta um par, terá mais uma chance para tentar outro par, quando errar, passa a vez para o próximo. Quanto maior o número de cartas, mais difícil ficará o jogo. Uma alternativa é montar em uma cartolina uma sequência específica, ela pode ser de cores, animais, objetos, etc. Deixe que os participantes vejam esta sequência por poucos segundos e depois peça para que eles tentem reproduzi-la em uma folha de caderno. Vence quem acertar a maior parte dela.

 
Mais brincadeiras:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) Por favor, deixe seu comentário!