sábado, 19 de setembro de 2009

Pintando a sala de aula...

A escolha das cores é muito importante, pois influencia no comportamento das crianças, porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar. Se a sala está com cores e tons escuros (preto, marron, verde escuro, azul marinho, tijolos, vermelho, amarelo ouro, laranja, etc.) não estão de acordo com uma sala de Educação Infantil. As cores escuras dão uma impressão de que a sala é menor, exige uma iluminação mais forte, dá a impressão de que o lugar é como uma “caixa” fechada. Cores fortes ou escuras deixam as crianças agitadas e irritadas.


Antes de pintar uma sala de aula devemos levar em conta o tamanho do lugar, o que tem na sala (móveis, cartazes, etc.) e a iluminação, para que possamos escolher a cor adequada. Cores claras, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial (tranquilidade) para o ambiente e para quem ali convive e permanece.


Se a sua sala tem quatro paredes, que é o comum, sempre é bom que escolha uma parede para pintar de branco, porque nela você poderá colocar uma lousa (quadro), painés que poderão ser trocados a cada mês, cartazes coloridos, faixas, etc. Outra opção é pintar metade da parede (a parte de baixo) da cor escolhida e a outra de branco (a parte de cima), ou uma cor bem clara. Sugerencias: cores em tons pastéis (amarelo, palha, bege, pêssego, azul, verde, rosa).


Nunca pinte um lugar com uma cor só porque você acha bonita, procure ver que cor combina com o ambiente que será pintado.

2 comentários:

  1. Amei essa decoração! estamos pintando a nossa sala estou querendo colocar essa idéia do arco-íris no canto da sala.

    ResponderExcluir
  2. Amei,esse blog!!! é um presentaço pra quem trabalha com crianças!!

    ResponderExcluir

:) Por favor, deixe seu comentário!