
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
sábado, 19 de setembro de 2009
Organizando e decorando a sala de aula
A organização da sala de aula é muito importante, pois facilita o trabalho das voluntárias e todos podem se movimentar com facilicade. Organizar não é uma tarefa muito difícil, precisamos de uma lousa, mesas e cadeiras, materiais didáticos e biblicos, todos esses elementos não podem faltar em uma sala adequada. Porém, existem detalhes que fazem do ambiente um lugar seguro, confortável e acessível para todas as crianças que colabora para o aprendizado. Você já parou para observar se na sua classe o piso escolhido evita acidentes? Se os móveis têm cantos arredondados? Se as crianças com deficiência física podem circular com facilidade? Se as tomadas tem proteção? A sala de aula deve ser organizada de modo que todos sejam capazes de encontrar sozinho os elementos necessários para o cumprimento de suas tarefas.Pintando a sala de aula...
A escolha das cores é muito importante, pois influencia no comportamento das crianças, porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar. Se a sala está com cores e tons escuros (preto, marron, verde escuro, azul marinho, tijolos, vermelho, amarelo ouro, laranja, etc.) não estão de acordo com uma sala de Educação Infantil. As cores escuras dão uma impressão de que a sala é menor, exige uma iluminação mais forte, dá a impressão de que o lugar é como uma “caixa” fechada. Cores fortes ou escuras deixam as crianças agitadas e irritadas.
Antes de pintar uma sala de aula devemos levar em conta o tamanho do lugar, o que tem na sala (móveis, cartazes, etc.) e a iluminação, para que possamos escolher a cor adequada. Cores claras, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial (tranquilidade) para o ambiente e para quem ali convive e permanece.
Se a sua sala tem quatro paredes, que é o comum, sempre é bom que escolha uma parede para pintar de branco, porque nela você poderá colocar uma lousa (quadro), painés que poderão ser trocados a cada mês, cartazes coloridos, faixas, etc. Outra opção é pintar metade da parede (a parte de baixo) da cor escolhida e a outra de branco (a parte de cima), ou uma cor bem clara. Sugerencias: cores em tons pastéis (amarelo, palha, bege, pêssego, azul, verde, rosa).
Nunca pinte um lugar com uma cor só porque você acha bonita, procure ver que cor combina com o ambiente que será pintado.
sábado, 12 de setembro de 2009
LAPBOOK
Então assista o vídeo abaixo, e depois dê seguimento aos outros vídeos.
É uma maneira fácil, divertida e inteligente de fazer um lindo trabalho com as crianças. Elas jamais irão esquecer e poderão mostrá-lo a todos os amigos e parentes.































