sexta-feira, 13 de março de 2009

Eles influenciam suas ações?


Veja se super-heróis e outros personagens podem influenciar suas ações.


Desenhos foram a primeira manifestação do ser humano para se comunicar. Podemos comprovar isso pelas pinturas encontradas em cavernas ou nas escavações em ruínas do antigo Egito. De lá até os dias de hoje os desenhos se mantêm como uma das mais usadas formas de comunicação e de influência em nossas vidas. Mas até que ponto podemos alegar que, ao assistir um desenho animado, jogar um game ou ter produtos de um determinado personagem seremos levados a fazer algo diferente de nossa índole?

Esse assunto volta à tona por causa de uma notícia que há algum tempo criou um burburinho” nos fóruns, em sites especializados em animação e em sites voltados à educação infanto-juvenil: a morte de um menino de 10 anos nos EUA ao tentar imitar o personagem Gaara, do anime Naruto. O menino teria se enterrado vivo e não conseguiu sair, conforme foi publicado no site do jornal Seatle Post-intelligencer em março de 2008.

Muitos podem estar pensando: “eu nunca iria me enterrar vivo”. Certo, mas a questão aqui é como esses personagens influenciam a nossa vida e o que podemos, ou não, aprender com eles. Barbie, Betty Boop, Witch e outras são exemplos de personagens que fazem parte do universo das jovens, assim como Naruto, Power Rangers e Batman, dos jovens.

Será que é por isso que as jovens estão mais consumistas ou escravas do corpo? Será que é por isso que os jovens estão mais agressivos? Veja o que diz um especialista em mídia. “Ao meu ver, não existe uma pesquisa específica mirando os animes e outros personagens, mas sabemos que a mídia tem um efeito muito grande nas pessoas em geral. A diferença principal é que, hoje, a violência é retratada freqüentemente de forma mais realista que as bombas de TNT características dos desenhos do Papaléguas ou de Tom & Jerry, gerações atrás”, disse Doug Gentile, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Mídia e Família dos Estados Unidos, em entrevista ao Seattle Post-Intelligencer.

Esta opinião, de um especialista, não é novidade para nós. Devemos sempre tomar cuidado com tudo o que está à nossa volta e o que nos é oferecido. Estejam atentos, pois no desenho animado, Naruto é um pré-adolescente que tem um demônio aprisionado em seu corpo. Você acha que isso é um exemplo a ser seguido? Se você acha que não, então, por que perder tempo assistindo? Não é mesmo? Nem sempre o que nos é oferecido vale a pena. Pois se estiver influenciando de forma negativa, não aceite!

(Fontes de pesquisa: - www.universohq.com - http://seattlepi.nwsource.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) Por favor, deixe seu comentário!