1. Ovelha Perdida
Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma
vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor.
O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha
Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e
emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o
lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não
ser reconhecida a sua posição.
.
2. Caçar na Natureza
Jesus usava a natureza
para as suas ilustrações. Divida a classe em três ou quatro grupos. A cada
grupo deve ser dada uma lista idêntica de artigos que devem ser encontrados.
Ninguém pode sair da área designada.
Sugestões: sementes, trevo, haste de grama, folha de árvore, penas de aves, varinhas, pedaços de papel. Especifique um limite de tempo de mais ou menos 3 a 5 minutos. O grupo que conseguir mais itens é o vencedor.
Sugestões: sementes, trevo, haste de grama, folha de árvore, penas de aves, varinhas, pedaços de papel. Especifique um limite de tempo de mais ou menos 3 a 5 minutos. O grupo que conseguir mais itens é o vencedor.
.
3. Corrida de Jornais
A cada
participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve
ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em
cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás,
trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo.
(Percorrer todo o trajeto estipulado).
.
4. Quem sou eu
Preparação: Círculo;
crianças sentadas no chão, no centro fica uma criança de olhos vendados.
Desenvolvimento: Ao sinal
do líder um dos companheiros da roda faz a pergunta: “__ Quem sou eu?” A
criança de olhos vendados, indica a direção da voz e
responde: “__fulano”. Se acertar escolhe seu substituto.
.
5. Bom dia
Material: Um lenço
Formação: De mãos dadas
as crianças formam um círculo. No interior deste permanecerá um jogador com os
olhos vendados.
Desenvolvimento: O
circulo gira para a direita ou para a esquerda. Quando o jogador do centro
bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro aponta para um
jogador e este dirá: “__Bom dia”. O do centro terá que o reconhecer pela voz,
dizendo o seu nome. Caso erre, ainda terá o direito de apresentar mais dois
nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá
na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até que o do centro, fazendo
novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do companheiro.
.
6. Irmãos
Preparação: Inicialmente
as crianças formam pares, os “irmãos”, que se dispõem em duas colunas. Depois
de cada uma houver tomado conhecimento do seu
“irmão”, cada coluna dará formação a um círculo, com um afastamento de uns dois
metros aproximadamente.
Desenvolvimento: Os dois
círculos giram, enquanto as crianças cantam um louvor alegremente. A um sinal
dado pelo líder (apito ou palma) desfazem-se os círculos e cada criança procura
o seu irmão. Encontrando-o devem ambos darem as mãos e abaixar-se. O último a
fazê-lo será eliminado temporariamente. A brincadeira prossegue formando-se
novamente os dois círculos primitivos.
.
7. Jacó e Raquel: – (Calmo)
Material: 1 lenço ou 1
campainha (ou guizo, chocalho, ou uma latinha com pedras).
Formação: Crianças de
mãos dadas, em círculo, limitando o espaço onde devem ficar 2 companheiros:
“Jacó” com os olhos vendados e “Raquel” de pose do guizo.
Desenvolvimento: Raquel
faz soar o guizo atraindo Jacó que tenta pegá-la. Raquel esquiva-se ou corre
iludindo o companheiro que, sempre guiado pelo som do guizo a persegue. Quando
Raquel for alcançada os dois escolherão seus substitutos e voltarão ao círculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
:) Por favor, deixe seu comentário!